Games Retrô Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


4 participantes

    Unidades Opticas de PS1

    Colares
    Colares
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 303
    Reputação : 127
    Data de inscrição : 03/10/2011
    Idade : 38
    Localização : Fortaleza -Ce

    Unidades Opticas de PS1 Empty Unidades Opticas de PS1

    Mensagem por Colares Qua Abr 03, 2013 11:02 am

    Sem dúvida o Playstation, primeiro console da Sony foi marcado por dar muita dor de cabeça aos seus usuários, devido aos inúmeros problemas apresentados por suas unidade opticas. Mesmo sendo um problema relativamente simples, pois dificilmente o aparelho apresentava problemas de outra natureza, o que faz com que ainda hoje, muitos ainda utilizem, até mesmo os primeiros modelos. Havendo apenas, a necessidade de substituir a sua unidade optica por uma nova. E conseguir uma unidade nova pra ele nos dias de hoje ainda é uma tarefa relativamente fácil.
    Com o interesse de ajudar muitos usuários desse sensacional console, resolvi escrever um tópico contendo informações sobre as diferentes unidades opticas lançadas para os diferentes modelos de PS1 lançados ao longo de sua vida. O objetivo é que as pessoas possam conseguir a unidade compatível com a de seu aparelho, ou se capaz de fazer modificações necessárias para ajustá-la no seu modelo.

    ANTES ESCLARECENDO UMA COISA: Por que foram tantas unidade diferentes? O Playstation teve alguns problemas de engenharia, no que diz respeito ao seu leitor. Com o passar do tempo a Sony foi melhorando a qualidade do seu leitor, mas em compensação foi reduzindo os custos com a placa. Retirando a entrada svideo, as entradas RCA e posteriormente a entrada paralela (game shark).

    UNIDADE OPTICAS

    KSM 440 AAM: Foi a primeira unidade lançada. Ela corresponde ao primeiro modelo SCPH 1000, primeiros modelos da série 3000 e 1001. Este último nos EUA NTSC-U/C. Ela possui Flat curto e facilmente quebrável. Feita com partes internas em plástico. Ela é de péssima qualidade. Infelizmente, os primeiros problemas aparecem logo na primeira semana de utilização. Além do fato da unidade ser situada na parte superior à esquerda, ficando próximo à fonte interna do aparelho e sofrendo desgaste por calor proveniente da fonte.


    Unidades Opticas de PS1 2qa1flu
    Unidades Opticas de PS1 2n6yp1d
    Unidades Opticas de PS1 Auilgz
    Unidades Opticas de PS1 3507x1w


    KSM 440 ACM: Foi a segunda unidade lançada. Ela veio nos modelos SCPH 3000, 3500, 1001, 1002 e 5000. Ela possui ainda o Flat curto. que fez na época muitos substituirem a antiga por essa. Mesmo sofrendo com o calor da fonte, essa unidade já possuia um desempenho bem superior.

    Unidades Opticas de PS1 15q7l8m
    Unidades Opticas de PS1 Szz9yd
    Unidades Opticas de PS1 52ewqt



    KSM 440 ADM: Essa unidade é compatível com os modelos SCPH 5500 a 7000. Não só a unidade, mas todo o aparelho sofreu uma modificação. Ela está situada na parte inferior à diretia. Minimizando o desgaste sofrido proveniente do calor da fonte. Possui Flat longo passando por baixo da unidade ao ser ligado à placa do console. Outra característica interessante é que ela possui uma capinha plástica inferior. Isso era para evitar que o Flat fosse visto passando por baixo do pick-up da optica.


    Unidades Opticas de PS1 35ap5dv
    Unidades Opticas de PS1 I3s17n
    Unidades Opticas de PS1 Rho907
    Unidades Opticas de PS1 Rj19jd


    KSM 440 AEM: Unidade original dos modelos SCPH 7500 e 9000. Melhor unidade. Ela não possui mais a capinha plástica inferior, presente na anterior e seu flat é mais curto. Sendo ligado a placa lateralmente ao pick-up da unidade. Mais uma vez a placa do console sofreu modificações, ficando ainda mais compacta.

    Unidades Opticas de PS1 Dbt8na
    Unidades Opticas de PS1 331qgs3



    KSM 440 BAM: Unidade original presente no PSone. O primeiro console Slim da Sony. Ela é mesma unidade 440 ACM, a única diferença é a carcaça plástica superior, que é semelhante as unidades mais recentes (ou seja um pouquinho maior que a ACM e a AAM) e é cinza. Possui Flat curto.


    Unidades Opticas de PS1 Eqqn2q
    Unidades Opticas de PS1 Ra826t
    Unidades Opticas de PS1 Xg0ch0



    COMPATIBILIDADES: Para aqueles que possuem os modelos mais antigos, SCPH 1000 até SCPH 5000, leitor situado próximo à fonte. A unidade optica 440 ACM ou mesmo a 440 BAM (a de PSone) que é facilmente encontrada para venda, pode substituir a original, desde que seja substitúida a carcaça plástica superior no caso da 440 BAM, uma vez que os modelos mais antigos possuem uma abertura menor na carcaça do aparelho. Necessitando colocar a parte de cima original da optica, ou até mesmo cortar a carcaça para poder entrar.

    Veja as imagens:

    Unidades Opticas de PS1 2w221j6 Unidades Opticas de PS1 35d6l4w

    Note que a carcaça de cima é menor. Isso pq os aparelhos antigos possuem uma abertura menor para colocar o pick-up da optica.


    Os modelos KSM 440 ADM não originais são facilmente encontrados também para venda. Ela é compatível também com os modelos que utilizam a 440 AEM.

    O que não vale o contrário: Os modelos que utilizam a 440 ADM, não são compatíveis com a unidade 440 AEM. Isso se deve ao fato do cabo flat não alcançar a placa.

    De qualquer forma, as unidades mais facilmente encontradas são as 440 ADM e 440 BAM (para PSone).

    A 440 AEM também pode ser encontrada. Eu mesmo consegui uma nova recentemente.

    Só lembrando que essas unidades não são originais, boa parte delas são réplicas feitas na China, mas funcionam normalmente no aparelho, algumas delas até melhores que as originais que já vinham com o aparelho.

    Espero ter ajudado quem ainda tem um Playstation, seja o antigão ou o mais moderninho, e precisa ou vai precisar trocar a unidade optica futuramente. Apesar dos vários modelos, elas são bem fáceis de ser encontradas e adaptadas ao console.

    Se vc gostou do tópico comente!

    FONTE: playfidelity - PlayStation Modell lasereinheit, Colares Retro pesquisas.
    avatar
    Bayaccu
    Membro
    Membro


    Mensagens : 290
    Reputação : 10
    Data de inscrição : 07/04/2012
    Localização : Guarujá/S.P

    Unidades Opticas de PS1 Empty Re: Unidades Opticas de PS1

    Mensagem por Bayaccu Qua Abr 03, 2013 1:36 pm

    Parabéns pelo tópico ficou bem explicada as diferenças, eu costuma usar a unidade do slim no fat só precisa comprar aquele flat para aumentar o tamanho.
    Odin
    Odin
    Adminstrador
    Adminstrador


    Mensagens : 1302
    Reputação : 186
    Data de inscrição : 01/10/2011
    Idade : 38
    Localização : Palácio Valhalla - Asgard

    Unidades Opticas de PS1 Empty Re: Unidades Opticas de PS1

    Mensagem por Odin Qua Abr 03, 2013 4:24 pm

    Valeu Colares! Me tirou várias dúvidas! Very Happy

    Agora não terei mais medo caso veja a venda um PS1 SCHP 1000 ou 1001 a venda com defeito no leitor, achava que só os leitores deles eram compatíveis com eles.

    Eu tenho essa unidade "KSM 440 ADM" aqui, que tem essa capinha em baixo, ela veio no primeiro SCHP 5001 que ganhei de um amigo, mas infelizmente ela não funcionava, e ainda tenho ela aqui, e tenho mais um leitor que não lembro qual é o modelo agora, mas foi um que um técnico FDP colocou uma vez e que não rodava jogos em CD-R, quero um dia me desfazer delas, mas vou ficar com essa capinha de baixo do KSM 440 ADM para colocar no meu 5001 de novo.
    fernandogd
    fernandogd
    Membro
    Membro


    Mensagens : 107
    Reputação : 3
    Data de inscrição : 31/12/2012
    Idade : 37
    Localização : Teresina- PI

    Unidades Opticas de PS1 Empty Re: Unidades Opticas de PS1

    Mensagem por fernandogd Dom Abr 14, 2013 1:32 pm

    Opa colares, excelente tópico mai uma vez! Parabéns!

    Conteúdo patrocinado


    Unidades Opticas de PS1 Empty Re: Unidades Opticas de PS1

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 3:38 am